FANDOM

João e Maria é um conto de fadas muito conhecido que foi destaque na série Once Upon a Time. Foi escrito pelos Irmãos Grimm e publicado em 1812.

História Tradicional Editar

Em um reino distante há muito tempo, um pobre lenhador vive em uma pequena casa de campo com sua segunda esposa e seus dois filhos João e Maria. A grande fome assola a terra e a madrasta vem com um plano que vai deixar a casa com menos bocas para alimentar. Ela diz ao marido que vai levar seus filhos para dentro da floresta e deixá-los à própria sorte. O lenhador se recusa a ir em frente com o plano, mas se compromete a continuar com isso depois de muita persuasão.

No entanto, João e Maria os ouvem em seu quarto, e criam um plano para despistar o esquema da madrasta. Tarde da noite, João sai escondido de casa e reúne brilhantes seixos brancos e retorna ao seu quarto quando termina de recolher todos eles. Ele reafirma a Maria assustada que serão capazes de voltar para a casa.

No dia seguinte, o lenhador leva as crianças para dentro da floresta. Sem que ele soubesse, João está deixando um rastro de seixos brancos enquanto andam. Após o lenhador abandoná-los, as crianças esperam a lua cheia para iluminar os seixos. Seguindo essa trilha, eles retornam para casa são e salvos, para grande horror sua madrasta.

Algumas semanas mais tarde, uma outra fome atinge a terra e a madrasta manda seu marido para levar os dois ainda mais fundo na floresta e deixá-los lá. Mais uma vez, João e Maria ouvem, mas quando eles tentam fugir para recolher pedras, eles encontram as portas fechadas e são incapazes de sair de casa.

Na manhã seguinte, o lenhador os leva para a floresta. Desta vez, João usa um rastro de migalhas de pão para usar para chegar em casa. No entanto, depois que eles são abandonados, eles descobrem que os animais da floresta comeram todas as migalhas, e os dois ficam perdidos na mata. Depois de muitos dias de peregrinação, eles avistam um belo pássaro branco e os seguem.

O pássaro os leva a uma grande casa de doces com muitos tipos de doces e balas nela. Exaustas, as crianças começam a comer a casa. Uma mulher cega sai e atrai as crianças para dentro com promessas de camas quentes e uma refeição quente. No entanto, o que eles não sabem é que a velha era na verdade uma bruxa que cozinhava e comia as crianças.

Na manhã seguinte, a bruxa tranca João em uma gaiola atrás da casa e força Maria a se tornar uma escrava. Ela alimenta João diariamente para engordá-lo, mas sempre que ela tentava descobrir se ele estava gordo o suficiente para comer, ele lhe entregava um osso que encontrou na gaiola em seu lugar. Assim, a bruxa poderia pensar que ele ainda era muito magro para comer sempre que sentia seu dedo, que era na verdade o osso. Depois de muitas semanas, a bruxa fica impaciente e decide comê-lo.

Ela obriga Maria a ficar na frente do forno, abre a boca do forno, e diz a ela para inclinar e ver se o fogo está quente o suficiente para cozinhar João. No entanto, Maria sabe qual é a intenção da bruxa, e finge não entender o que ela quis dizer. A bruxa fica com raiva e demonstra.

Assim que ela se inclina, Maria a empurra para o forno e tranca a porta, deixando a bruxa ser queimada viva. Maria liberta João da gaiola e, juntos, eles descobrem um quarto secreto cheio de riquezas. Eles colocam o tesouro em suas roupas e partem para casa.

Quando chegam na casa, eles descobrem que sua madrasta morreu, e que seu pai passou seus dias de luto à morte de seus filhos. Quando ele os vê, ele fica feliz novamente. A família torna rica, graças ao tesouro da bruxa, e todos vivem felizes para sempre.

Também no FANDOM

Wiki aleatória